Alimentação saudável Saúde

Perigo!! Pesquisa revela que as bebidas energéticas podem deteriorar nossos dentes em 5 dias

03:30:00Marcia Cruz - Dicas Bem Viver


Uma pesquisa norte-americana revela que as bebidas energéticas são altamente ácidas e que causam a deterioração do esmalte que protege os seus dentes em alguns dias. De acordo com os pesquisadores, “Os adolescentes pensam que elas são mais saudáveis do que os outros refrigerantes, e ficam surpresos ao descobrir que na realidade são um banho de ácido”. Saiba mais!!


Danos severos e irreparáveis

Você deve ter cuidado antes de tomar um gole de uma bebida energética: os dentistas alertam que as bebidas energéticas são extremamente ácidas e podem causar danos irreparáveis na camada externa do esmalte do dente. Este alerta veio no rastro de uma nova pesquisa norte-americana, que revelou que o consumo de tais bebidas por adolescentes causou severos danos aos seus dentes.

Cáries x Refrigerantes

O efeito dos refrigerantes sobre os dentes foi observado em várias pesquisas no passado. Um dos experimentos clássicos, que demonstram o efeito catastrófico, é aquele onde um dente é mergulhado em um copo cheio de Cola e, quanto é retirado, está cariado em função da acidez do refrigerante.


Outros pesquisadores demonstraram um nível alto de cáries em crianças que consomem refrigerantes com regularidade, em comparação com crianças que bebem água com regularidade.

Bebidas esportivas x Bebidas Energéticas

Desta vez, os pesquisadores da South Illinois University, USA, analisaram o nível de acidez de 13 tipos diferentes de bebidas esportivas e 9 bebidas energéticas, e descobriram que o nível de acidez mudava consideravelmente entre os diferentes tipos e sabores.

Em uma pesquisa, publicada recentemente no US Journal of General Dentistry, os pesquisadores examinaram os efeitos da acidez nos dentes: eles retiraram o esmalte do dente humano e o imergiram em bebidas energéticas por 14 minutos. Depois disso, colocaram amostras do esmalte em uma solução de saliva sintética por 2 horas. Os pesquisadores repetiram este processo 4 vezes ao dia por cinco dias.


Os pesquisadores constataram que os danos no esmalte eram evidentes depois de somente 5 dias de exposição às bebidas energéticas e esportivas. As bebidas energéticas causaram o dobro de danos aos dentes, em comparação com as bebidas esportivas. É importante mencionar que os danos causados ao esmalte são permanentes, e que sem a sua proteção os dentes se tornam sensíveis e expostos a caries.

“As pessoas jovens consomem bebidas energéticas pensando que esta é a maneira de melhorar seu desempenho esportivo, e que são mais saudáveis do que os refrigerantes”, diz o pesquisador-chefe, Dr. Punam Jean da South Illinois University. “A maioria delas fica surpresa ao descobrir que estas bebidas energéticas são um banho de ácido para os seus dentes”.

Cuidado!! 

As bebidas energéticas contêm grandes quantidades de cafeína e ácido taurino – ambos aumentam o nível de atenção – e algumas vezes até álcool. O álcool causa um aumento na pressão sanguínea e algumas vezes arritmias, dificuldades de respiração, irritação, convulsões e, em casos raros, ataques psicóticos.

Nos vemos na próxima postagem!!

Marcia Cruz
dicasbemviver@gmail.com

#DicasBemViverByMarciaCruz

You Might Also Like

0 comentários

Postagem em destaque

Receita:Risoto de Frango e Brócolis com arroz integral

Nosso arroz de cada dia numa receita saborosa e saudável: Risoto de Frango com Brócolis. Com arroz integral, é claro!!

Confira também!...

Formulário de contato