Decoração e Design

O arquiteto Barroso Melo traz uma super dica de como inovar o ambiente de forma simples, prática... e econômica! Confira!

09:10:00Marcia Cruz - Dicas Bem Viver


O arquiteto Barroso Melo* traz uma dica super bacana pra gente esta semana. De uma forma simples e criativa, ele mostra como podemos mudar a cara do ambiente com um simples detalhe. Quer saber qual? Confira a nossa Dica DBV Decoração e Design


Se jogue... nas almofadas!...

Pois é, para mudar o astral da casa basta trocar uma coisa: as almofadas!! Elas são consideradas peças-chave de uma boa decoração. Suaves, macias, confortáveis, coloridas, lisas, com ou sem textura, as almofadas são um acessório decorativo multifuncional. 



Existindo em vários tamanhos e formatos, não precisa de muitas para renovar um ambiente – basta trocá-las de lugar ou de fronha e pronto: muda-se o astral do ambiente!

Se seu sofá está meio caidinho e sem vida, ou se você está sentindo que está faltando “alguma coisa” no ambiente, se jogue... nas almofadas! 



Para uma decoração clássica, que requer uma certa simetria e formalidade, um número de almofadas par é ideal e o tamanho deve ser adequado à peça que adornam. Os padrões clássicos incluem os florais, adamascados, cornucópias, axadrezados, listados e monogramas… mas não todos ao mesmo tempo; brinque com a combinação de cores e texturas (veludo, seda…). 


As almofadas grandes ficam mais bonitas do que um grupo de almofadas pequenas, que acabam por distrair o olhar e dotar a decoração de ruído visual. Os formatos devem recair sobre o típico quadrado e o cada vez mais popular retângulo; privilegie tecidos como o algodão e o linho, perfeitos para exibir cores fortes e padrões geométricos. 

Misturar formatos pode? Sim, pode! Você pode expor almofadas quadradas com almofadas redondas ou retangulares, desde que estejam em número par, como nas sugestões do Barroso Melo.


E, olha, se seu estilo for mais esclético a dica é o seguinte: use almofadas grandes e em números impar. Tipo duas numa ponta do sofá e uma noutra, por exemplo. O que vai caracterizar o look eclético serão as estampas, variadas e até mesmo um pouco excêntricas, onde, aparentemente, nada combina. Pode ser, por exemplo, um grupo de cinco almofadas todas diferentes em termos de padrões ou textura. Mas tem uma condição! Tem que ter pelo menos uma cor que funcione como o elo de ligação.

No mais, uma super dica para finalizar: as almofadas podem ser as cobaias perfeitas para fazer o test-drive de uma nova cor em casa. Então, se você quer usar uma cor forte, mas está em dúvida, comece pelas almofadas! É uma opção mais bem segura e econômica para seu test-drive, ok?

E mais um detalhe importantíssimo!!!  Não reserve as almofadas exclusivamente aos sofás, use-as nas camas, em bancos, ou mesmo em tamanhos grandes no chão, criando um cantinho gostoso para leitura, bate-papo ou relaxamento. 

* Dica by Barroso Melo 
Arquiteto formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 2001, especialista em iluminação pela Universidade Castelo Branco. Lecionou na Universidade  Tiradentes de 2010 a 2014. 
Trabalha com projetos arquitetônicos em geral e também com arquitetura de interiores. 

Lindas as almofadas que o Barrosinho trouxe como sugestão para a gente, não é mesmo?

Eu amei!! E você, gostou da dica?

Até o próximo post!



You Might Also Like

0 comentários

Postagem em destaque

Receita:Risoto de Frango e Brócolis com arroz integral

Nosso arroz de cada dia numa receita saborosa e saudável: Risoto de Frango com Brócolis. Com arroz integral, é claro!!

Confira também!...

Formulário de contato