Giro DBV Social @By Marcia Cruz

8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará: abertas as incrições para processo seletivo das oficinas com Francesco Scavetta e Loïc Touzé.

11:14:00Marcia Cruz

Duas oficinas de dança contemporânea, que acontecerão em outubro como parte da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, estão com inscrições abertas, a partir desta semana, para bailarinos, coreógrafos e performers de todo o Brasil com ampla experiência em práticas corporais.

A primeira será ministrada pelo italiano Francesco Scavetta, de 13 a 15 de outubro, das 10h às 12h, em Fortaleza, em local a ser definido. São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 04 de outubro.

O francês Loïc Touzé é quem ministra a segunda oficina, que acontecerá de 18 a 21 de outubro, das 10h às 13h, no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Inicialmente foram abertas 10 vagas para estudantes de dança da UFC e agora mais 10 vagas para demais bailarinos do país. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de outubro. O regulamento das duas oficinas está disponível no portal da Bienal de Dança do Ceará: http://www.bienaldedanca.com/.


Oficina de Francesco Scavetta

A oficina de Francesco Scavetta baseia-se na pesquisa intitulada Surprised Body, que o coreógrafo e professor vem realizando há vários anos. Foca-se na percepção e ativação do centro e da gravidade como motores do movimento, buscando a harmonia deste com a respiração, liberando as contrações nas articulações e permitindo o sentido da gravidade ser uma parte constante da consciência.

Residente na Noruega, Francesco Scavetta ministra em vários países ateliês como professor convidado em escolas superiores de dança, escolas privadas, universidades e companhias profissionais, em colaboração com diretores do teatro, compositores, músicos e artistas visuais. Entre as instituições onde atua, destacam-se Impulstanz, em Viena, SEAD – Salzburg Experimental Dance Academy, em Salzburg, e Bruckner University, na cidade de Linz, na Áustria, PARTS/Performing Arts Research Training Studios, em Bruxelas, na Bélgica, e MTD e Henny Jurriëns Foundation, ambos em Amsterdam, na Holanda.

Além da oficina, na Bienal do Ceará, Francesco Scavetta conduz residência coreográfica para cearenses e argentinos de 10 a 19 de outubro, na Vila das Artes, e apresenta o espetáculo Surprised Body com sua companhia Wee, no dia 21 de outubro, às 19h, no Cuca Che Guevara, em Fortaleza, no dia 22, às 19h, no Teatro David Linhares, na Escola de Dança de Paracuru, e no dia 23, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar, em Fortaleza.

Oficina de Loïc Touzé

O francês Loïc Touzé, no ateliê coreográfico que ministra na Bienal do Ceará, pretende desorganizar, alterar e deslocar hábitos composicionais, bem como interrogar os modos de captura das informações visuais, auditivas e tácteis.

A cada dia de trabalho, Touzé começará por uma prática, cujo objetivo principal será favorecer a disponibilidade do corpo e do espírito, a partir de técnicas de relaxamento e de experimentação corporal. Entre outros métodos, praticará o Pillow Training, que permite trabalhar a motricidade através de uma exteriorização ponderal, dada por uma almofada que é manipulada, lançada e apoiada. Este método compromete o corpo em todos os aspectos da relação.

Nascido em 1964, Loïc Touzé destaca-se como criador e intérprete no cenário francês, em diversos projetos pessoais ou em colaboração com outros artistas, além de ter uma atuação significativa como pedagogo. Ex-bailarino da Ópera de Paris participou também de criações do GRCOP, dirigido por Jacques Garnier, e buscou novas experiências ao mergulhar na Nova Dança francesa e se unir a projetos de Carolyn Carlson, Mathilde Monnier, Jean-François Duroure, Catherine Diverrès e Bernardo Montet. A fundação de sua própria companhia com Fabienne Compet em 1992 deu início a um grande período de exploração, afiada pela descoberta, em cena e no palco, de Dominique Bagouet (via Olivia Grandville) e Julyen Hamilton (contato-improvisação).

Na 8ª Bienal de Dança, além da oficina, Loïc Touzé apresenta o espetáculo Élucidation, dia 23, às 20h, no Teatro São João, em Sobral, como parta do programa CirculaDança, e dia 25, às 18h, no Sesc Senac Iracema, em Fortaleza.



A 8ª Bienal de Dança

Lançada em 1997, a Bienal Internacional de Dança do Ceará comemora 15 anos em outubro, guiando-se por princípios e diretrizes que têm caracterizado o evento ao longo de sua existência, valorizando a multiplicidade das tendências artísticas, a descentralização das ações, o acesso democrático à programação, a formação e informação do público e dos artistas da dança, entre outras pautas de grande importância.

Com toda a programação gratuita, a Bienal Internacional de Dança do Ceará é apresentada pela Petrobras e o BNDES, tendo como patrocinadores Banco do Nordeste, Funarte, Caixa Econômica e Oi, e conta com o apoio cultural da Oi Futuro, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. A realização é da Indústria da Dança.

SERVIÇO
Oficinas da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará
De 13 a 15 de outubro com Francesco Scavetta e de 18 a 21 com Loïc Touzé.
Regulamento disponível no http://www.bienaldedanca.com/.
Informações: (85)3268.3034.

You Might Also Like

0 comentários

Postagem em destaque

Receita:Risoto de Frango e Brócolis com arroz integral

Nosso arroz de cada dia numa receita saborosa e saudável: Risoto de Frango com Brócolis. Com arroz integral, é claro!!

Confira também!...

Formulário de contato