Dicas DBV Turismo

Agora é pra valer: ANAC aprova oficialmente cobrança por bagagem despachada

13 dezembro Marcia Cruz 0 Comments


Viajar é um dos grandes prazeres da vida, não é mesmo? Mas é preciso cuidado com a quantidade e o peso das bagagens, para que o excesso não gere grandes prejuízos. Se antes a gente já pagava o excesso de bagagem, agora a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, aprovou a cobrança por bagagens despachadas, tanto em voos nacionais, quanto internacionais. A mudança faz parte de uma série de novas regras sobre transporte aéreo que foram submetidas a votação pela diretoria da própria Anac na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro. Saiba então como vai funcionar a nova regra, que entra em vigor a partir de 14 de março de 2017. Confira!!

Novas regras

As novas regras visam adequar o Brasil às principais normas internacionais e devem afetar positivamente os custos das companhias aéreas, refletindo em redução no preço das passagens para o consumidor. É assim que vem acontecendo nos países que já operam nesta forma, e esperamos que o mesmo aconteça no Brasil. Mas a Anac não parece muito segura disto.  

“A agência não pode dizer que os preços vão cair por conta de outros fatores, como a situação econômica do país, os custos do petróleo e a cotação do dólar. Mas o comportamento no mundo todo demonstra que isso se reflete em benefícios aos passageiros.”, afirmou Ricardo Catanant, superintendente de acompanhamento de serviços aéreos da Anac.

Vamos ficar de olho e exigir melhores preços das cias!! Atualmente, os passageiros podem levar uma mala de até 23 kg nos voos domésticos e duas malas de 32 kg nas viagens internacionais (e eles não somam o peso, se uma das malas exceder os 32 kg, ou os 23kg, a gente já paga por excesso de bagagem). Agora, com as novas regras, as companhias aéreas terão a liberdade para decidir sobre a quantidade e peso das malas inclusas no valor da passagem ou pela cobrança adicional pelo despacho de malas.



Bagagem de mão

O texto em vigor, de 2000, autoriza que o passageiro entre com cinco quilos a bordo; o novo limite passa a ser de dez quilos. Para quem viaja com pouca bagagem, esta é uma boa noticia. 

Bem, vamos torcer que as novas regras reflitam positivamente para os consumidores, seja com redução no preço das passagens dos voos econômicos, ou com cortesia de bagagem para os voos com tarifas mais caras. 




Uma coisa é certa: a nova regra vai nos dá uma "mãozinha" para sermos mais objetivos e seletos na hora de arrumar a mala. Afinal, o que precisamos mesmo aproveitar na viagem são os momentos, que devem ser maravilhosos e inesquecíveis!! 

Até o próximo post!! 

Marcia Cruz

Dicas Bem Viver By Marcia Cruz - Porque BEM VIVER é preciso!!...

Curta nossa Fanpage - https://www.facebook.com/DicasBemViver.byMarciaCruz/