Alimentação saudável,

Biomassa de Banana Verde - Conheça seus benefícios e aprenda a fazer em casa

22 abril Redação DBV - Dicas Bem Viver 0 Comments


Hoje eu vou falar de um alimento que achei simplesmente fantástico: biomassa de banana verde. Seus benefícios são inúmeros e maravilhosos, e apresento oito deles nesta postagem. Acredite, você vai se surpreender... e amar!! 

A biomassa de banana verde (tem que ser a banana verde e vou explicar o motivo) é ótima para a saúde do coração, do intestino, dos ossos, fornece energia e ajuda na recuperação dos músculos, combate o envelhecimento precoce, ajuda no emagrecimento, diminui os efeitos da TPM e cólicas menstruais, e nos ajuda a relaxar e manter o bom humor, pois faz parte dos “alimentos que trazem felicidade”. Também vamos te ensinar a fazer a biomassa de banana em verde em casa. Confira!!

Benefícios da biomassa de banana verde

Primeiramente é preciso entender o porquê de ser a banana verde, e não simplesmente qualquer banana. É que a banana verde contém muito mais amido resistente, um tipo de carboidrato que não é bem absorvido pelo organismo e que pode trazer muitos benefícios à saúde, como controle da glicose, manutenção do peso e até mesmo uma diminuição dos níveis de colesterol.

À medida em que a banana vai amadurecendo, o seu teor de amido vai sendo convertido em açúcar, o que torna a fruta madura mais calórica e menos interessante para quem está fazendo dieta.

A banana verde é ótima fonte de fibras – 1 única xícara contém 3,6 g do nutriente – vitaminas e minerais, como o potássio (531 mg por xícara), cálcio, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B.

Mas vamos logo direto ao assunto, pois estou muito feliz em compartilhar com você estes oito maravilhosos benefícios da biomassa de banana verde, que é super fácil de fazer, e bem baratinho. Vamos lá?



1 - Melhora o humor e combate o estress e a depressão

A banana é uma ótima fonte de vitamina B6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a síntese de serotonina, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar, ajudando na prevenção e no combate à depressão, que é uma doença que tem afetado e matado milhares de pessoas em todo o mundo. Pesquisas indicam que a depressão pode se tornar uma das principais causas de morte até 2020, e combater o problema de forma natural, saudável e econômica é, realmente, um benefício fantástico, não é mesmo?

Tudo isto graças aos benefícios do triptofano, que está diretamente relacionado ao nosso bem estar geral, como melhora do bom humor, combate a insônia e outras sensações importantes para a saúde humana. Dentre os benefícios advindos do consumo de alimentos ricos em triptofano estão: melhora da qualidade do sono, redução da ansiedade e da depressão, redução dos sintomas de TPM (transtorno disfórico pré-menstrual) e também do transtorno afetivo sazonal (que leva à depressão). 

Só este benefício já vale a pena, mas ainda temos mais sete!! Continue lendo!!

2 - Saúde do intestino

O amido resistente do alimento tem ação semelhante a das fibras, por isso a biomassa é eficaz para manter a saúde do intestino em dia. Ele ajuda a nutrir a mucosa intestinal, além de aliviar diarreias e contribuir no combate à prisão de ventre.

A banana verde atua como uma “vassourinha”, auxiliando na eliminação de resíduos alimentares que possam estar obstruindo o sistema digestivo e colaborando para a eliminação de toxinas. O amido resistente melhora o trânsito intestinal, atuando na prevenção de diarreias, constipação e até mesmo câncer de intestino.

A fermentação do amido resistente no intestino leva à formação de ácidos graxos de cadeia curta (sendo o principal o ácido butírico), que possuem uma atuação importante na nutrição das células intestinais. Isso significa que entre os benefícios da banana verde estão a promoção da saúde e o desenvolvimento da flora intestinal, o que também melhora a digestão e previne a prisão de ventre e as diarreias.

Para melhores resultados com a banana verde o ideal é combinar seu consumo com uma boa quantidade de água, a fim de auxiliar a passagem dos alimentos pelo trato digestivo.

3 - Saúde do coração

Para quem sofre com colesterol alto, por exemplo, a biomassa é uma boa aliada. Além de reduzir os níveis de HDL na corrente sanguínea, o alimento ajuda a diminuir os triglicerídeos e a atua na redução da absorção de gordura.

4 - Combate o câncer e o envelhecimento precoce

Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, a biomassa também é um dos alimentos antioxidantes que age na prevenção de doenças como o câncer e ajuda a combater o envelhecimento precoce.

5 - Emagrecimento

A biomassa de banana verde ajuda emagrecer porque, além de ser de baixo teor calórico, ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras. Enquanto isso, o amido promove sensação de saciedade prolongada, já que é diferido lentamente pelo organismo.

E além disso, acredita-se que a banana verde estimule a liberação de glucagon, um hormônio produzido pelo pâncreas que tem entre suas funções a aceleração da queima de gordura.


6 - Fornece energia e favorece a recuperação muscular

Para quem pratica atividade física com regularidade, a banana verde pode ser uma ótima opção para ser acrescentada ao shake pré ou pós-treino, uma vez que além de proteínas também contém carboidratos, que irão fornecer energia para os exercícios e para a recuperação muscular.

7 -  Mantém a saúde dos ossos e previne a osteoporose

E os benefícios da banana verde não param por aí: a fruta ainda contribui para a prevenção da osteoporose. Essas propriedades da banana se dão também pela presença do amido resistente, que diminui o pH intestinal e favorece a absorção de diferentes nutrientes, entre eles o cálcio.

E como também é rica em fósforo, a banana verde contribui duplamente para a formação da matriz óssea, fortalecendo os ossos e prevenindo a osteoporose.

8 - Alivia os sintomas da TPM

Para encerrar, vamos reforçar o beneficio da biomassa de banana verde no alívio aos sintomas da famosa e odiada TPM. 

Por ter uma boa quantidade de magnésio e de vitamina B6, a biomassa de banana verde estimula a produção de serotonina (que por sua vez causa bem estar), com já vimos no item 1, e o magnésio melhora os sintomas da cólica e dor de cabeça, tão frequentes na TPM.

O mineral ainda ajuda a controlar a compulsão por doces, situação tão comum no período menstrual.

Depois de tantos benefícios, vamos à receita, que é super fácil e pode ser feita em casa.

Receita Caseira de Biomassa de Banana Verde 

A biomassa de banana verde é fácil de fazer e tem um custo muito baixo – só o das bananas -, e é bem fácil de fazer. Confira o passo a passo!!



Ingredientes:

12 bananas verdes (preferencialmente orgânicas);
Água suficiente para cobrir as bananas na panela.

Preparo:

Lave bem as bananas sem retirar a casca e o cabinho da fruta;

Leve a água ao fogo e deixe ferver (utilize panela de pressão);

Acrescente as bananas à água quente e tampe a panela;

Assim que começar o “chiado” da pressão marque 10 minutos;

Desligue a panela e deixe esfriar por 30 minutos;

Abra a panela e escorra toda a água;

Com bastante cuidado para não se queimar, abra as bananas (se preferir utilize um garfo ou faca) e descarte as cascas;

Bata a polpa da banana no liquidificador (se necessário utilize um pouco de água quente, que pode ser a água do cozimento da banana);

Acomode a mistura batida em formas de gelo, para usar em sucos, vitaminas e shakes, no lugar do gelo, e adicione o restante num pote de vidro para o consumo no dia a dia. 

Mantenha o pote na geladeira e consuma em até 7 dias.

Consuma pelo menos 2 colheres de sopa por dia!!

Breve, receitas com biomassa de banana verde

Gostou da dica? Com tantos benefícios, o que está esperando para aderir a biomassa de banana verde no seu dia a dia? Para facilitar, trarei várias receitas usando biomassa de banana verde. 

QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen