Alimentação saudável,

Chá verde com limão, gengibre e mel: uma versão turbinada para perder peso. Confira!!

28 janeiro Marcia Cruz 0 Comments


O chá verde traz inúmeros benefícios para saúde. Por ser rico em polifenois, especificamente as catequinas (conhecidas como EGCG, principal componente ativo), ele possui altas doses de antioxidantes que promovem diversas reações positivas no organismo. Entre elas, ajuda no emagrecimento, que é algo que queremos muitooooo, não é mesmo? Ainda mais somando seus benefícios ao limão e ao gengibre. Vira uma potência!! Confira!!


CHÁ VERDE 

O chá verde é consumido há centenas de anos pelos povos orientais (que também consomem bastante Goji Berry), principalmente no Japão e China. E isso explica um pouco porque esses povos tem boa saúde e pouca obesidade. 



Antes de partirmos para o chá, confira alguns dos benefícios que o Chá Verde nos traz:


  • Inibe a atuação de bactérias e vírus
  • Neutraliza os efeitos negativos dos óleos e gorduras de má qualidade no corpo
  • Melhora a digestão
  • Protege contra a oxidação (envelhecimento) do cérebro e fígado
  • Reduz a degeneração das células cerebrais
  • Reduz os níveis de triglicérides e colesterol sanguíneo
  • Reduz a pressão arterial
  • Reduz o risco de câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon
  • Protege contra diabetes tipo 2
  • Reduz o risco de ataque cardíaco
  • Prevenção do Mal de Alzheimer
  • Atua como protetor solar, evitando câncer de pele
  • O chá verde tem detalhes que precisam ser observados na hora de prepará-lo.



DICAS IMPORTANTES. ATENÇÃO!!

O ideal é preparar o chá a partir de folhas, ou seja, usar o chá verde in natura, pois os famosos sachês (“saquinhos”) de chá verde possuem baixíssima concentração dos principais componentes benéficos.



COMO FAZER O CHÁ

Segue o passo-a-passo para fazer chá verde com maestria:

1. Esquente a água (a quantidade que desejar) até atingir uma temperatura entre 75°C e 80°C. NUNCA deixe a água ferver senão as folhas do chá irão queimar e deixar um gosto amargo.

Esse ponto acontece quando começam a formar as primeiras bolhas no fundo do recipiente.

Ou para uma maior precisão, utilize um termômetro culinário.

2. Faça a infusão. Coloque as folhas do chá verde (uma colher de sopa rasa para cada 1 litro) e deixe em infusão por 1:30 minutos.

Para facilitar eu uso o site www.tea-clock.com e ele faz a contagem. Basta selecionar a opção “green tea” e apertar o botão “steep”.



VERSÃO TURBINADA  

Agora, vamos ao que interessa!! A versão turbinada do Chá Verde, que vem com Gengibre, Limão e Mel

Adicionar um pouco de sumo de limão, qualquer fruta cítrica ou vitamina C ao chá verde, faz o corpo absorver 80% das famosas e benéficas catequinas. Até 13 vezes mais que o normal! Isso mesmo!! 

Portanto não deixe de tomar com um pouco de limão.

Mas, para o efeito que queremos, turbinado, também acrescente gengibre, que é um termogênico natural maravilhoso!! Além de ser antiinflamatório, antibactericida e também digestivo. 

Você pode cortar alguns pedaços do gengibre, descascar e depois espremer com um espremedor de alho dentro da xícara, que é super prático. Ou usar um ralador e colocar o gengibre na xícara.

Para adoçar e dar um sabor especial ao chá turbinado, adicione mel. E porque o mel? Porque ele é antioxidante, é antibactericida e antifungicida. O mel ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico.

Mas tem que ser o mel de verdade!! Orgânico ou puro de boa procedência. Nada de mel com açúcar e outros xaropes, que são ruins para nossa saúde. 



Quanto devo tomar?

A maior parte dos estudos científicos foram baseados na ingestão diária de 3 xícaras de chá verde.

Isso daria entre 60mg e 105mg do composto EGCG por dia.

Por enquanto não há evidência clara de que quanto mais beber, melhor. Então mantenha a moderação e observe se há efeitos positivos para seu corpo.

Outra forma é tomar o suplemento de chá verde em cápsulas. De preferência, as versões que já veem com vitamina C junto. E aí você pode tomar com a água morna de limão, com mel, em jejum, como vimos na postagem  na postagem 7 Dicas para turbinar nosso metabolismo e perder os quilinhos indesejados

Também saiba mais sobre os benefícios do gengibre em nossa postagem Gengibre: uma opção simples e barata para auxiliar a perder peso. Confira!


QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen