Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Congresso Nacional da Abrasel, de 12 a 13 de agosto, em Brasília. "A partir das ruas, simplifica Brasil"

11 agosto Marcia Cruz 0 Comments

Bela Gil, chef e apresentadora da GNT, vai debater sobre alimentação saudável e o setor de bares e restaurantes
De 12 a 13 de agosto Brasília vai receber o 27º Congresso Nacional da Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que, mais uma vez, vai trazer nomes de peso para o evento, que já é bastante tradicional em todo o país. Este ano o tema será "A partir das ruas, simplifica Brasil", e tem como objetivo promover debates sobre o setor de alimentação, como um todo, e discutir a construção de cidades onde o empreender seja mais simples e os cidadãos tenham melhor qualidade de vida. Inclusive na alimentação, que é essencial para o nosso BEM VIVER. 


URBANISMO, EMPREENDEDORISMO E QUALIDADE DE VIDA 


O evento acontecerá no Centro Universitário IESB, no campus Asa Sul, e trará entre os palestrantes o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que vai participar de uma mesa redonda sobre "Urbanismo, Empreendedorismo e Qualidade de Vida" com a participação de Haroldo Pinheiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil,  e de Matthew Shirts, editor-chefe do site Planeta Sustentável, do Grupo Abril.



Bela Gil: nutrição, culinária natural e Ayurveda
CHEFS EM DESTAQUE 

E é claro que as grandes estrelas do evento vão ser os chefes, afinal, é um evento que prioriza a boa gastronomia. 

Entre os destaques, Bela Gil, que além de chef é apresentadora do GNT e traz como bandeira a alimentação saudável, sendo formada em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College. Bela também estudou a filosofia Macrobiótica e a Ayurveda onde descobriu que as escolhas alimentares afetam não somente a nossa saúde, mas a de todo o Planeta. Para ela, comer bem é um ato de compaixão consigo mesmo e com o meio ambiente. 

E como não poderia deixar de ser, Bela Gil vai falar sobre "Alimentação saudável e o setor de bares e restaurantes" em uma mesa redonda com Joe Valle, da Fazenda Malunga, e Richard Bryan Charity, da Fazenda da Toca.

Claude Troigros: destaque internacional
Outro destaque vai ser Claude Troigros, neto do pioneiro francês Jean-Baptiste, que provocou um tumulto no restrito círculo culinário francês ao sugerir vinho tinto para acompanhar peixe, e que é um dos responsáveis pela polêmica "nouvelle cuisine", e pelo famoso salmão tostado por fora, mas absolutamente translúcido por dentro, servido como molho de azedinha nos restaurantes Troisgros, e que é um verdadeiro sucesso.  

A unidade de Roane, por exemplo, foi responsável por ter colocado a cidade no mapa da gastronomia mundial. Tanto primor, qualidade e inovação rendeu aos Troisgros as cobiçadas três estrelas do Guia Michelin. 


Laurent Suaudeau: da França para o Rio de Janeiro
Outro destaque será o chef Laurent Suaudeau, nascido em Cholet, na França. Aos 17 anos, Laurent já trabalhava na alta gastronomia e foi chamado para trabalhar com o renomado chef Michel Guerard, dono do Les Pres et lês Sources e do L’Oustau de Beaumanière, na Provence, quando conquistou a terceira estrela no Guide Michelin. Ele era o mais jovem integrante do famoso chef.

Depois de passar ainda pelo restaurante Le Chapon Fin, de Jean Ramet, em Bordeaux, Laurent completou sua formação com o grande chef Paul Bocuse, no seu famoso restaurante em Collonges-au-Mont-d’Or, perto de Lyon. O mestre reconheceu o talento do jovem Laurent e convidou-o em dezembro de 1979 para um outro desafio: chefiar a cozinha do Le Saint-Honoré, no Hotel Méridien, no Rio de Janeiro. Ele chegou ao Brasil no início de 1980, com apenas 23 anos.

Em 1986, abriu seu próprio restaurante, o "Laurent", logo depois considerado o melhor restaurante do Rio. 

Em 1988 recebeu a Honraria de Amigo e Cidadão da Cidade do Rio de Janeiro das mãos do Governador do Estado. Dois anos depois ganhou do Governo do Estado do Rio o título de Embaixador do Rio de Janeiro, recebendo a medalha de Mérito Internacional.


PROGRAMAÇÃO PARALELA

Em paralelo acontecem ainda o Mesa ao Vivo Brasília e a Vinum Brasilis.

Além disso, o Congresso contará com o painel sobre marketing digital que reúne profissionais do Facebook e Groupon para mostrar como a tecnologia pode alavancar pequenos e médios negócios. O diretor da Sodexo, Alberto Weisser, vai expôr sobre o perfil e os segredos dos consumidores, dando dicas valiosas de como conquista-los. 

O 27º Congresso Nacional é realizado pela Abrasel, Prazeres da Mesa e IESB, e conta com a parceria da Vinum Brasilis e patrocínios da Ambev, Ecolab, GetNet , Sebrae, Sodexo e Souza Cruz.

Sem dúvida, mais uma edição de sucesso!

Então, agende aí! De 12 a 13 de agosto, em Brasília!

É uma dica do "Giro DBV - Social @By Marcia Cruz".

Até a próxima!


Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com