DBV,

Desidratação no idoso: confusão mental, coma, e até morte.

30 setembro Marcia Cruz 0 Comments


Quando eu li este artigo do médico Arnaldo Lichtenstein, realmente fiquei surpresa. Porque jamais poderia imaginar que a desidratação pudesse ser a principal causa da confusão mental no idoso. Mas, afinal, a maior parte do nosso corpo é líquida e com a idade, vamos perdendo um pouco da nossa reserva hídrica, e vamos sentindo menos sede, o que só piora a situação.

E, gente, o assunto é muito sério, porque mesmo que o idoso seja saudável, a desidratação afeta o desempenho das reações químicas e funções de todo o organismo, provocando confusão mental abrupta, queda da pressão arterial, arritmia, coma e até a morte!

Confira o texto do medico, abaixo, na íntegra. Está numa linguagem super bacana e fácil de entender. E eu me pergunto: será que o fato de beber pouco líquido durante o dia também não produz estes mesmos efeitos em pessoas de qualquer idade? Taí uma boa pauta para uma outra postagem, não é mesmo?

Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com



Principal causa da confusão mental no idoso 

Por Arnaldo Lichtenstein*

Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:    

- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental? 

Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça". Eu digo: "Não".  

Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não".

A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:

- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;      
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
A partir dos 60 anos ficamos com pouco mais de 50% de água em nosso corpo, como parte natural do processo de envelhecimento. Por isso é fundamental beber líquido a cada duas horas, mesmo que não tenhamos sede.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.


Mesmo desidratado, o idoso geralmente não sente sede,
o que só agrava a situação. 
Insisto: não é brincadeira!

Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.

Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica. 

Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de  tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão: Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das
reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Mesmo que o idoso seja saudável, a desidratação afeta o desempenho das reações química e funções de todo o organismo, provocando confusão mental abrupta, queda da pressão arterial, arritmia, coma e até a morte!
Por isso, aqui vão dois alertas:

1 - O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. 

Lembrem-se disso!

 2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao  perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços,fora do ar, ATENÇÃO!!! É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.



"Líquido neles e rápido para um serviço médico".

(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Gostaram da dica? Olha, eu achei superimportante!!! 

Até a próxima postagem!