Beleza e Estética,

Piercing: nem tão inofensivo quanto parece. Saiba mais sobre riscos e complicações no uso do adorno, que é mais antigo do que se pensa.

23 abril Marcia Cruz 0 Comments


Por Marcia Cruz

Jovens de todas as idades hoje em dia usam piercing, que são colocados no umbigo, nariz, língua, entre outras partes do corpo. Até parece algo inofensivo para muitos, e até é, quando é colocado corretamente, mas pode virar um grande problema para saúde e é isto que vamos mostrar nesta postagem.

Evidências históricas de quase todos os continentes mostram que o piercing corporal é uma prática antiga com uma forte associação com religiões, culturas ou comportamentos supersticiosos, porém, está longe de ser um procedimento sem riscos. Continue lendo e saiba o porquê!


Riscos reais x Uso de piercings

Até 15% das pessoas apresentam algum tipo de complicação e 1% precisam de internação hospitalar pelo uso de piercing. Isto acontece porque a pele é o nosso maior órgão de defesa. Ela impede que milhões de bactérias, que diariamente entram em contato conosco, atinjam nosso organismo, imagina a infecção que pode causar através de um simples piercing. A nossa pele inclusive é colonizada por bactérias. Quando furamos essa barreira através de um piercing, estamos expondo nosso interior a germes que causam doenças, desde simples até graves.

É por isto que o risco aumenta ainda mais quando o piercing é colocado sem maiores cuidados e por qualquer pessoa. Tenha certeza: colocar um piercing parece simples mas pode ser algo muito perigoso!

Orelha: um dos locais preferidos

Um dos locais preferidos é a orelha. Mas veja, na figura abaixo, como é a distribuição da cartilagem nesta região do nosso corpo.


Piercing orais e suas complicações

Os piercings orais também tem se tornado comuns. Conhecidos como piercings intraorais, eles são observados com maior frequência em adolescentes e adultos jovens, com predomínio no gênero feminino. Os sítios mais acometidos são língua, lábios, mucosa jugal e, raramente, a úvula. O sítio selecionado é tipicamente perfurado com agulha de lâmina cortante com calibre de 14 a 16 e então a joia escolhida é colocada através da ferida. A joia muitas vezes é de ouro, prata ou de aço inoxidável.

Na língua o adorno mais comum é um “Halter” que consiste em uma haste de metal com uma bola atarraxada em cada extremidade. A joia do lábio é chamada de “Labret” e geralmente consiste em uma argola ou um anel com o final achatado conectado à mucosa e uma bola arredondada voltada para a superfície cutânea.

Vejamos algumas das complicações nesta região.




Casos graves


Na foto abaixo temos uma adolescente de exemplo que apresentou um quadro grave de infecção da língua e evoluiu com abscesso cerebral apenas 4 semanas após a colocação do piercing teve essa reação gravíssima.

Outros órgãos distantes que podem ser acometidos são as válvulas cardíacas, causando uma grave infecção chamada de endocardite infecciosa.

Outras complicações que podem acontecer:

- Alergia ao metal
* Caso você tenha alergia é recomendável usar piercing e outros tipos de brincos de aço cirúrgico, ouro 14K e titânio são os melhores metais para evitar alergias.
- Intensa dor local
- Sangramento incontrolável da língua
- Aspiração do piercing pelos pulmões
- Infecção por hepatite B, hepatite C ou HIV
- Infecções gengivais

Pode acontecer em qualquer região do corpo

Qualquer região do corpo pode apresentar infecções graves. Isso inclui genitais, umbigo, sobrancelhas, mamilos etc. Quanto menos cuidado com a assepsia houver no momento da inserção do piercing, maiores os risco de complicação. 

Nos EUA existem relatos de epidemias de infecções bacterianas relacionadas a alguns locais de tatuagem que realizam este procedimento. 

E atenção! A infecção da pele ao redor do piercing pode levar a quadros de sepse e, consequentemente, à morte. As complicações podem além de colocar a vida em risco, ser deformantes em alguns casos. 

Outro risco... não saber parar e colocar demais!


A escolha é sua!

Bem agora você já sabe o porquê  de se colocar um piercing pode ser algo muito perigoso para sua saúde. Agora, é com você analisar se vale a pena correr tantos riscos por tão pouco.

Cheiro e até a próxima postagem!


Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com



Curta nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/DicasBemViver.byMarciaCruz