Alimentação saudável,

Você anda irritado, ansioso ou com mau humor? A causa pode está no cansaço físico e mental. Por isso, conheça alimentos que vão te ajudar a resolver o problema! Confira!

01 janeiro Revista Conexão Nordeste 0 Comments




Ano novo começando e a gente precisa está com tudo em cima para alcançar as metas traçadas e ter, realmente, um ano novo. Não só no nome, mas nos resultados efetivos. Mas sabe aquela canseira que surge e a gente acaba procrastinando e deixando as coisas para depois? 

Pois é, a canseira física e mental existe e ataca uma grande parcela da população. Ela afeta principalmente pessoas que tem longas jornadas de trabalho durante o dia, e existem diversas formas de combater esse problema de forma saudável e natural. A irritação, a ansiedade, o sono e o mau humor podem ser atenuados com a ingestão de alimentos que contribuem com o funcionamento do sistema nervoso. Isso não é ótimo? Por isso, confira agora uma lista com alguns dos alimentos que vão te ajudar a eliminar o cansaço. Xô preguiça! Xô mau humor! Xô cansaço! Confira!!

Alimentos que diminuem o cansaço

Alface

A alface é uma hortaliça capaz de amenizar a irritação. O seu talo possui a lactucina, uma substância que atua como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo pode ocasionar depressão; confusão mental e cansaço. Portanto, essa verdura deverá ser agregada a alimentação, seja como salada ou de outras formas.

Tomate

O tomate é uma fruta. Ele possui uma grande concentração de vitaminas dos complexos A e B, substâncias essas que auxiliam no combate a irritação. Além disso, são ricos em fósforo, potássio, ácido fólico e frutose.

Banana

Essa é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Ela possui a capacidade de diminuir a ansiedade e melhorar muito a qualidade do sono. A banana possui uma grande quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. Ela é considerada uma fonte de energia, pois possui vitamina B6. Ao ingerir essa fruta diariamente, você conseguirá uma quantidade maior de energia para seu organismo, diminuindo o cansaço.

Uva

A uva possui vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides presentes nela são antioxidantes, que adiam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol alto. Existem diversas formas de consumir as uvas: como suco, vinho ou in natura.

Carne

A carne é um alimento muito importante, rico em nutrientes essenciais para a manutenção do organismo como o ferro, o zinco, aminoácidos e vitaminas como a niacina. Por isso, deve fazer parte da alimentação diária de todos os indivíduos para evitar o cansaço pela falta de nutrientes.

O ferro combate problemas de saúde como a anemia e serve de transporte para diversas substâncias no organismo. O zinco é um ótimo antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres e retardando o envelhecimento da pele.


Os aminoácidos presentes na carne ajudam o cérebro a ter um melhor desempenho. Já a niacina é uma vitamina do complexo B que causa depressão quando esta em falta no organismo humano.


A carne vermelha é rica em substâncias que completam o organismo e evitam o cansaço.


Frutos do mar

Os frutos do mar possuem zinco e selênio que atuam no sistema cerebral, sendo capazes de diminuir o cansaço e a ansiedade. São considerados excelentes fontes de proteína e gordura saudável (ômega-3), essenciais para o bom funcionamento do coração. É importante lembrar que os frutos do mar tem alto índice de colesterol, portanto o consumo deverá ser controlado.

Ovos

Esse é um alimento muito encontrado na maioria das casas. Existem alguns nutrientes nos ovos que conseguem garantir o bom humor. São eles a tiamina, a niacina (vitaminas do complexo B), o ácido fólico e a acetilcolina. A ausência dessas vitaminas  pode causar desânimo, ansiedade e até perda de memória.

Espinafre

O espinafre é uma verdura rica em potássio e ácido fólico, que ajuda a prevenir à depressão. Em sua composição observa-se a presença de magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a manter a pressão arterial em níveis normais e ainda garantem o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Laranja

Essa fruta de cor alaranjada é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. A laranja auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente na sua composição é relaxante muscular e ajuda a combater o estresse. Com o alto índice de vitamina C, essa fruta é  considerada energética e ajuda combater a fadiga.

Mel

É o único alimento doce que tem em sua composição proteínas e sais minerais. Ele auxilia o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às alterações de humor. Além disso, possui um alto teor de antioxidantes como os flavanóides e fenólicos.

Pães

Esse é um alimento muito comum na mesa dos brasileiros. Ele é preparado a partir de farinha de trigo; água e sal. Os pães são ricos em carboidratos, por isso conseguem prevenir a canseira, a fadiga, a fraqueza e o mal estar. 

Recomenda-se substituir os pães brancos (pão francês) pelos pães integrais, por possuirem uma concentração maior em fibras.


Os pães são ricos em carboidratos, por isso dão energia ao organismo.


Enfim...


Procure fazer algumas mudanças e adaptações no estilo de vida para tentar se livrar da carga de estresse, que acarreta no cansaço diário. Insira em sua dieta os alimentos que ajudam a combater o cansaço, suprindo a carência de determinados nutrientes em seu organismo. 


Não se esqueça que exercícios físicos são de extrema importância para combater o cansaço físico e mental.


Espero que tenha gostado das dicas, afinal, BEM VIVER é preciso!


QUEIMA DE GORDURA ABDOMINAL


Dr. Marco Baggio, Nutricionista Expert em Emagrecimento Saudável, Aumento de Massa Muscular, Longevidade e Qualidade de Vida, Revela Através Deste Completo Guia De Emagrecimento, O ÚNICO Método Efetivo e Saudável Para Por Um FIM DEFINITIVO No Excesso de Gordura Abdominal e De Quebra Blindar o Seu Corpo Contra Doenças Crônicas Modernas.

O Guia Contém: 

O Segredo dos Magros - Como Queimar Gordura Abdominal
Técnicas Avançadas Para Queima de Gordura Abdominal
78 Receitas Para Definir Seu Abdômen