Decoração e Design,

51a edição do Salão Internacional do Móvel de Milão apresenta propostas de designers brasileiros e faz homenagem a cidade que há cinco décadas abriga o mais influente evento de designer do mundo.

24 abril Revista Conexão Nordeste 0 Comments



Promovido desde 1961,  Salão Internacional do Móvel de Milão aconteceu de 17 a 22 de abril em Milão, na Itália, e  é, provavelmente, o mais influente evento de design no mundo ao servir de vitrine, não apenas para o talento de renomados designers contemporâneos, mas também para as principais marcas do mercado. Nesta edição, participaram cerca de 2.500 expositores oficiais, distribuídos em mais de 200 mil m² de área.

Conforto, sofisticação e desenho atrelado à funcionalidade continuam formando a tríade que define boa parte do desenvolvimento dos objetos. Como tendências, porém, é possível apontar o interesse em explorar a expressividade da madeira - sobretudo com linhas orgânicas – bem como, os designs mais descontraídos e flexíveis, com proposta multifuncional.

Como já é tradição, o objetivo principal do evento é mostrar as principais tendências mundiais em mobiliário e acessórios para os próximos 12 meses. Mas este ano, em sua 51ª edição, a essa audaciosa proposta, soma-se a intenção de homenagear a cidade italiana que há cinco décadas abriga o evento e é sinônimo de estilo e sofisticação.

Tecnologia em foco


Em 2012, além do salão principal, ocorrem simultaneamente a Eurocucina e a International Bathroom Exhibition, realizadas a cada dois anos e focadas em cozinhas e banheiros, respectivamente. As tradicionais International Furnishing Accessories Exhibition e o Salone Satellite também integram o calendário oficial. Há, ainda, uma série de instalações espalhadas pela cidade, além de atrações paralelas, muitas delas realizadas nas ruas de Milão no chamado circuito “Fuorisalone” (em português, fora do salão).


A interação entre design e tecnologia, em suas diferentes facetas, permeia grande parte dos eventos que compõem o Salão como um todo. Em sua 15ª edição, o Salone Satellite - que se consagrou por mostrar o trabalho de jovens e promissores designers de todo o mundo - dedica-se a esse tema.


Como ocorreu em 2010, a Eurocucina vem acompanhada da FTK (tecnologia para a cozinha), exposição dedicada à inovação tecnológica na área de eletrodomésticos e outros equipamentos que envolvam o preparo e armazenagem de alimentos. A FTK foi organizada em sinergia com a International Bathroom Exhibition, que também mostrará produtos que se apropriam da inventividade técnica para dar mais conforto e prazer aos seus usuários. Com 170 expositores e em sua 4ª edição, a feira comprova que o segmento de banheiros e acessórios para banho é um os mais dinâmicos do setor de decoração.



Tapete Maracatu, de Sérgio Matos
Participação brasileira 

O designer e artista plástico José Marton, da Marton + Marton, na mostra "Renda-se ao Brasil"


A criatividade dos designers brasileiros também chama a atenção de quem passa pelo Salão de Milão. Já bastante conhecidos do público europeu, os irmãos Campana participam mais uma vez do evento, dessa vez com um sistema multifuncional para cozinhas. No Salone Satellite, o visitante confere um tapete que remete às vestimentas tradicionais do Maracatu, criado por Sérgio Matos; enquanto o paulistano Pedro Franco, expõe cadeiras que exploram a estética natural.


Há, ainda, o chamado “Brazil S/A”, lounge brasileiro de design e decoração instalado no Pallazo Giureconsulti. No local, haverá uma série de exposições, como a “Renda-se ao Brasil”, composta por peças produzidas por uma seleção de designers a partir de um corte de renda com o objetivo de homenagear a cultura e o artesanato do país.


“O evento acontece em um momento muito oportuno, porque o design do Brasil está exercendo influência na Europa e em outros países. A maneira de ser do brasileiro, mais leve, mais colorida e bem humorada, se reflete no jeito de desenhar e de projetar. Essa leveza é uma coisa que o mundo está buscando”, comenta Maria Helena Estrada, curadora do Brasil S/A.


Confira alguns destaques!










FALAR BEM CONECTA



Saber se comunicar é fundamental! É importante transmitir suas opiniões de forma clara, inteligente, autêntica, mas também com confiança.

E o Dicas Bem Viver indica o curso de comunicação Falar Bem Conecta, que irá te ajudar a melhorar seus relacionamentos e aumentar sua reputação. 


Sessão 1 - Mais Persuasão - Controlando o Volume e Frequência da sua Voz! Nesta Sessão, você terá exercícios poderosos e de fácil aplicação para se comunicar com mais clareza e equilíbrio. 

Sessão 2 - Comunicação que Conecta - Expressão Corporal e seu poder de comunicar o que as pessoas querem. Você aprenderá o quanto os gestos e a comunicação direcionada para cada pessoa e situação podem aumentar em até 45% seus resultados. 

Sessão 3 - Segurança e Confiança - Técnicas e Estratégias de Objetividade e Certeza. Irei te apresentar os 4 pilares estratégicos para uma apresentação natural, confiante e eficaz. 

Sessão 4 - Apresentações Poderosas - Construindo diálogos e influência. Através de um método fácil e prático, agora você irá criar um roteiro com um começo, meio e fim surpreendentes.



Para saber mais sobre o FALAR BEM CONECTA, clique aqui!! 






"Nunca se prepare quando você precisa estar pronto" - Ricardo Silva.