Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Instituições de ensino realizam pesquisas turísticas em Sergipe

18 novembro Revista Conexão Nordeste 0 Comments

Elber Batalha
 Com o intuito de conhecer melhor o setor turístico de Sergipe está em andamento uma série de pesquisas, realizadas pelas instituições de ensino que possuem o curso de turismo no estado. As pesquisas, capitaneadas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), são um importante meio para alcançar o desenvolvimento, propagação de estudos e informações para os poderes públicos, além de melhorar os projetos que contemplem a área de turismo.

  De acordo com o secretário de Turismo, Elber Batalha, pesquisas realizadas por instituições de ensino são fundamentais para a implementação de políticas mais eficientes voltadas ao turismo interno. “As instituições realizam, coordenam e supervisionam estudos, pesquisas e análises. A partir desse resultado vamos traçar estratégias relevantes para o desenvolvimento turístico do estado, que aumentará a geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social com diagnósticos precisos para melhorar as estratégias das políticas públicas para o setor, acompanhando a dinâmica do mercado turístico nacional”, disse o secretário.   


  Segundo Cristiane Alcântara, coordenadora do curso de turismo da UFS,

este trabalho será fundamental para qualquer planejamento na área de turismo. “Essa pesquisa servirá para afinar nossa comunicação com o público final e, ainda, direcionar nosso trabalho para as pessoas que costumam consumir o produto turístico do estado”, acredita.

  Elber Batalha ainda explicou que as pesquisas são ferramentas fundamentais para a realização de ações mais ofensiva devido ao turismo ter se tornado um mercado cada vez mais competitivo. “Queremos mostrar um Sergipe que o brasileiro não conhecia pela sua diversidade de roteiros. Sabemos que esse é um mercado competitivo é queremos conquistar esse público”.


TEMAS 

Atualmente estão sendo realizadas 26 pesquisas de campo em Sergipe, com os seguintes temas: Produção e consumo de espaços públicos e privados de lazer e turismo em Aracaju, Revitalização do Centro Histórico e o Processo de Turistificação da Cidade de Aracaju, O Turismo Cultural e os Museus da Cidade como fator decisivo para construção e desenvolvimento da Identidade Cultural, O Turismo, Comunicação e Gastronomia Sergipana, Turismo, Patrimônio e Eventos: Festival do Caranguejo de Aracaju, Proposta de Roteiro: Turismo de Experiência Catadoras de Mangaba, Cruzeiros e Agências de Turismo: alternativas de sensibilização e planejamento para a potencialização do uso do Porto de Sergipe, Sistema de Transporte Aéreo e Copa do Mundo: perspectivas na qualificação profissional do setor de
transporte e o Programa Bem Receber Copa; Gestão de Turismo e Hospitalidade, Planejamento e Desenvolvimento do Turismo nos Arranjos
Produtivos Locais de Sergipe, Turismo Cultural e os Museus da Cidade:
Inclusão de Surdos e uso da Comunicação Visual, dentre outros.

Secretaria de Estado do Turismo - Setur
Ascom:(79) 3179-1979
www.turismo.se.gov.br