Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Abóbora gigante impressiona público da Expofenita em Itabuna, que encerra neste domingo (2)

02 outubro Marcia Cruz 0 Comments

Sementes serão distribuídas no final do evento
Uma abóbora gigante que pesa 37,4 quilos e mede l,18 metro de cumprimento é uma das grandes atrações da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios (Expofenita 2011), que acontece até este domingo (2), no Parque de Exposições Antonio Setenta, em Itabuna, no sul da Bahia.

Colhida na fazenda Sioreze, no município de Belmonte, a abóbora tem despertado a curiosidade do público e atraído os visitantes da Expofenita ao estante da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), instalado na estrutura montada pela Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), onde está exposta.

De acordo com o técnico do escritório da EBDA de Itapebi, Luís Antônio Reis, que presta assistência técnica no município de Belmonte, a fazenda Sioreze já chegou a produzir abóbora com até 76 kg. “Essa é uma variedade da espécie Canhão, produzida para atender o mercado consumidor, pois facilita na hora de fatiá-la”, disse.

Os técnicos da gerência regional da EBDA em Itabuna, que estão atendendo ao público da Expofenita, são sabatinados por visitantes curiosos que querem saber tudo sobre a abóbora gigante.

“Normalmente, a abóbora não passa de 20 centímetros de comprimento, então quando a gente vê uma deste tamanho tem que admirar mesmo”, disse a agricultora Maria Garcia.  Aqueles interessados em plantar esse tipo de abóbora é só esperar até domingo (2), último dia do evento, quando a EBDA partirá o legume e distribuirá as sementes ao público.