Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Único governador convidado na comitiva da presidente Dilma Roussef, Jacquesd Wagner está na China e já anuncia investimentos no oeste baiano

14 abril Marcia Cruz 0 Comments

Wagner cumprimenta o presidente da empresa, Hu Jun Lie, ao lado do
ministro Fernando Pimentel, e do secretário de Agricultura,
Eduardo Salles

No programa Conversa com o Governador desta terça-feira (12), gravado diretamente de Pequim, na China, Jaques Wagner destacou a assinatura do protocolo com a empresa Chongqing Red Dragonfly Oil Co., para investimentos iniciais de R$ 300 milhões de um total de R$ 4 bilhões para implementação de um parque industrial de esmagamento de soja e produção de derivados no município de Barreiras, no oeste baiano, que vai gerar 300 empregos diretos. “Eu tenho dito aos chineses que o interesse nosso não é vender o produto in natura, mas, sim, agregar valor fazendo a verticalização da cadeia”, revelou Wagner.
Único governador convidado pela presidente Dilma Rousseff para integrar sua comitiva, Wagner diz que está confiante nos resultados positivos dos encontros que tem mantido com o empresariado chinês, especialmente dos setores automotivo, minério de ferro, e ciência e tecnologia. “A receptividade à Bahia e ao Brasil tem sido muito boa, e eu creio que a gente volta com notícias muito positivas para o nosso Estado”, afirma o governador.
A intenção do Estado é atrair mais atenção dos empresários para o potencial econômico da Bahia. Por isso, uma mostra dos produtos da agricultura familiar também está acontecendo no Empório Casa Brasil, promovido pela Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri). Produtos ainda foram expostos num restaurante da cidade.
Segundo Wagner, a Bahia hoje tem uma economia bem diversificada, “que vai desde a agricultura familiar, passando pelo agro-negócio, turismo, tecnologia, indústria e comércio”. Tudo esse panorama é por ele considerado favorável a investimento estrangeiro no estado.
 “A gente tem que vir vender a Bahia para que todos possam levar investimentos, gerar mais emprego e mais riqueza. Estou trazendo desde chocolate, farinha de mandioca, mel, castanha de caju, geleia de umbu e de maracujá selvagem, a nossa comida, a nossa tradição, até grandes projetos de investimentos de infraestrutura ou na área da indústria automotiva ou da área mineral”.