Giro DBV Social @By Marcia Cruz

Pernambuco se prepara para receber a Copa de 2014

08 fevereiro Marcia Cruz 0 Comments


Pernambuco será uma das 12 cidades que sediarão Copa do Mundo de 2014. O projeto “Cidade da Copa” prevê a construção de um estádio, um conjunto habitacional, um centro comercial, hotéis e outros investimentos privados que somados chegam a um R$ 1,6 bilhão. O Governo de Pernambuco entra apenas com o terreno, pois o empreendimento será realizado através de uma Parceria Público-Privada, esclarece o governador Eduardo Campos.
Após a análise de três locais oferecidos para sediar a Cidade da Copa, o Governo optou pela área de 270 hectares – já pertencente ao Estado – localizada a cerca de um quilômetro do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), em São Lourenço da Mata. Faz divisa com o Recife e também com Camaragibe, a 12 km dos centros das três cidades.
O acesso ao complexo também é fácil, já que ele está localizado às margens da BR-408 e nas proximidades das BRs 101 e 232. As três rodovias estão sendo duplicadas, e os torcedores também poderão chegar pelas avenidas Caxangá e Abdias de Carvalho. Outras obras de infraestrutura estão previstas, como a construção da estação de metrô Cosme e Damião, que vai interligar as estações do Timbi e do TIP e a implantação do terceiro hospital da RMR, Pelópidas da Silveira.
Para dar sustentabilidade econômica ao projeto, a Cidade da Copa vai abrigar um conjunto residencial com nove mil residências voltadas para as classes “B” e “C”, além de um centro comercial, hotéis e da própria Arena. Sem falar do Hospital Pelópidas Silveira, terceiro a ser construído pelo Governo, que será entregue em dezembro de 2010. O novo bairro também será cortado por um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou VLP (Veículo Leve sobre Pneus), que ligará os cerca de 36 mil moradores à estação de metrô.
"Tínhamos que fazer a opção por aquilo que demandasse
o mínimo possível de recursos públicos em todos os níveis",
declarou o governador Eduardo Campos

ARENA – O moderno estádio terá 129.581 m² de área construída e capacidade para 46.154 torcedores, todos sentados. O campo segue o modelo europeu: sem alambrado, nem fosso. Terá cinco tipos de arquibancada, camarotes e tribuna de honra cobertos. O campo de jogo será ao ar livre. Como exige a FIFA, o estacionamento terá seis mil vagas, sendo 1.600 delas subterrâneas. Tudo vai estar pronto até o final de 2012 para que Pernambuco possa sediar a Copa das Confederações em 2013, espécie de “teste” da Copa do Mundo.
DINHEIRO PRIVADO – A construção da arena e das unidades habitacionais serão realizadas com dinheiro da iniciativa privada através de uma Parceria Público-Privada (PPP). O acordo prevê que a(s) empresa(s) que vencer (em) a licitação para realização das obras explore o estádio por 30 anos. Após este prazo, o Governo herda o equipamento. “A Copa do Mundo é um empreendimento inteiramente privado. Nós tínhamos que fazer a opção por aquilo que demandasse o mínimo possível de recursos públicos em todos os níveis, municipal, estadual e federal”, revelou Eduardo.