DBV,

Cuidados com a hipertensão - Parte II

22 junho Revista Conexão Nordeste 0 Comments



Na postagem anterior iniciamos uma série especial sobre hipertensão e os cuidados necessários que precisam ser tomados. Na primeira parte, falamos sobre o que é hipertensão e como saber se você é hipertenso (CLIQUE AQUI). Agora, vamos falar sobre os principais fatores de risco e  dicas de alguns alimentos para você se prevenir e cuidar melhor da sua saúde. Acompanhe!!

Fatores de risco


A hipertensão arterial pode ou não surgir em qualquer indivíduo, em qualquer época de sua vida, mas algumas situações aumentam o risco.

Dentro dos grupos de pessoas que apresentam estas situações, um maior número de indivíduos será hipertenso. Como nem todos terão hipertensão, mas o risco é maior, estas situações são chamadas de fatores de risco para hipertensão.

São fatores de risco conhecidos para hipertensão:

·      Idade: Aumenta o risco com o aumento da idade.

·      Sexo: Até os cinquenta anos, mais homens que mulheres desenvolvem hipertensão. Após os cinquenta anos, mais mulheres que homens desenvolvem a doença.

·      Etnia: Mulheres afrodescendentes tem risco maior de hipertensão que mulheres caucasianas.

·     Nível socioeconômico: Classes de menor nível sócio-econômico tem maior chance de desenvolver hipertensão.

·      Consumo de sal: Quanto maior o consumo de sal, maior o risco da doença.

·     Consumo de álcool: O consumo elevado está associado a aumento de risco. O consumo moderado e leve tem efeito controverso, não homogêneo para todas as pessoas.

·    Obesidade: A presença de obesidade aumenta o risco de hipertensão.

·    Sedentarismo: O baixo nível de atividade física aumenta o risco da doença.



Vegetais ajudam no combate à hipertensão

De acordo com pesquisas efetuadas através do periódico Circulation, os vegetais possuem uma substância denominada ácido glutâmico, que atua na diminuição da pressão arterial alta.

Conforme os estudos, acrescentar alimentos verdes ao cardápio, contribuiu para a ação desse micronutriente ácido glutâmico de maneira positiva no organismo.

Porém, os vegetais devem ser adicionados em um cardápio bem dosado, pois não adianta apenas comer vegetais, e sim ter uma alimentação balanceada, com verduras e legumes, proteínas e bons carboidratos

Também é importante limitar o consumo de gorduras, frituras e bebidas alcoólicas e controlar o peso, além de se fazer exercícios físicos.

Uma dica prática? Quanto menos alimentos processados, melhor!! Consulte seu cardiologista e uma nutricionista para que tenha um acompanhamento profissional. Quem ama, cuida... cuide-se!!

Na próxima postagem de Saúde iremos falar sobre hipertensão na infância, completando essa série especial sobre hipertensão.

Até a próxima postagem!

Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com