Saúde

Mitos que prejudicam sua saúde – Parte III

26 janeiro Revista Conexão Nordeste 0 Comments

E chegamos a nossa terceira postagem sobre mitos que prejudicam... ou não... a nossa saúde. Como vimos nas anteriores, alguns realmente não passam de mitos, mas tem outros que são verdadeiros. Por isso, é bom saber o que realmente é ou não mito. 


21 É bom limpar as orelhas com cotonete

Em vez de limpar, o cotonete, quem diria, pode ajudar a entupir ainda mais as orelhas. Na pior das hipóteses, pode também causar ferimentos no tímpano. "O cotonete só deve ser usado para limpar a parte de fora da orelha. Ou, no máximo, tirar a cera da entrada do canal", aconselha a otorrinolaringologista Patrícia Ciminelli.

22
Tomar banho frio após comer faz mal
Um banho refrescante após a refeição não faz mal algum à saúde. O que não se deve fazer - principalmente após esbaldar-se em um churrasco ou uma feijoada com os amigos - é mergulhar na piscina para mostrar seus dotes de recordista mundial dos 100 metros livres. O esforço físico pode prejudicar o processo digestivo.

23
Café melhora a ressaca
O raciocínio é simplista: café melhora intoxicação alcoólica porque é estimulante. Certo? Errado. "Beber café é um paliativo que não resolve nada", adverte o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Em alguns casos, o melhor é deixar a pessoa dormir o tempo necessário até a ressaca passar. Em outros, é levá-lo, às pressas, para o hospital.

24
Fazer check-ups anuais é perda de tempo
A bateria de exames anuais é importante pelos mais diferentes motivos. O principal deles é que ajudam a detectar doenças ainda no estágio inicial, quando as chances de recuperação são maiores. "O check-up é fundamental, sobretudo em pessoas com fatores de risco", afi rma o cardiologista Marco Antonio de Mattos.

25
Comer muito doce provoca diabetes
Vários fatores podem levar um indivíduo a sofrer de diabetes. A obesidade é um deles. O único risco que uma pessoa corre ao comer muito doce não é desenvolver diabetes e, sim, ganhar peso. "Mas a ingestão excessiva de outros alimentos também levaria ao aumento de peso", pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.

26
Sutiã apertado causa câncer de mama
Não há estudo científi co que comprove a relação entre o surgimento deste tipo de tumor e o uso do sutiã apertado. Para o mastologista Augusto César Lasmar, "o uso prolongado desta peça apertada pode, no máximo, causar uma infl amação na mama".

27
Vacina é coisa de criança
Hepatites A e B, Infl uenza, Tríplice Viral, Meningocócica C Conjugada e Febre Amarela são apenas alguns exemplos de vacinas para adultos. "Há vírus e bactérias no ar que podem atacar pessoas de qualquer idade. Por isso, todo mundo deve ser vacinado e não apenas as crianças", alerta a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.

28
AVC e infarto só dão em pessoas mais velhas
A falta de controle de alguns fatores de risco, como estresse, sedentarismo, fumo e obesidade, tem aumentado o número de jovens que sofrem acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. O pior é que, em indivíduos mais novos, o impacto das doenças cardiovasculares costuma ser mais fulminante.

29
Tomar friagem com o corpo molhado causa gripe
Pegar frio com o corpo molhado não causa gripe. Nem dormir com o ventilador ligado ou tampouco fi car com a geladeira aberta. "O que causa a doença é ter contato com alguém que tenha o vírus da gripe", sintetiza o pneumologista José Waldir Leopércio.
30 Comer à noite engorda
Um recente estudo realizado na Suécia revelou que comer à noite não engorda mais do que em outras horas do dia. "Jantar até duas horas antes de dormir, de preferência peixe ou frango grelhado, salada e arroz integral, não só não engorda como é necessário para não apresentar hipoglicemia durante o sono", aconselha a nutróloga Regina Mestre.

Fonte: Revista Viva Saúde/Uol


Gostou das dicas? Até a próxima postagem!



Marcia Cruz
cruzmarcia@gmail.com

Curta nossa página no Facebook - https://www.facebook.com/DicasBemViver.byMarciaCruz